quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Insuficiência de isolamento sonoro entre habitações do mesmo piso

Descrição/formas de manifestação
Insuficiências de isolamento a sons aéreos: audição por vezes perfeita, de conversas ou de aparelhos de televisão ou rádio, bem como de outros ruídos produzidos no interior da fração de habitação.
Insuficiências de isolamento a sons de percussão: audição do arrastar de mobiliário, da queda de objetos e do caminhar sobre o pavimento, mas geralmente menos relevante que as insuficiências de isolamento a sons aéreos, uma vez que, neste caso, a sua transmissão se faz por via indireta, através das lajes de piso.

Causas comuns
Insuficiências de isolamento a sons aéreos: fraco desempenho acústico da pa­rede de separação entre habitações, em particular quando se tratam de paredes sim­ples em alvenaria de tijolo, podendo apresentar zonas específicas onde o isolamento é menor (por exemplo, no atravessamento de tubos de queda, condutas ou coretes).

Observações: No caso de edifícios de construção recente, com menos de 10 anos, estas paredes de separação são geralmente duplas, mas, em muitos ca­sos, o seu desempenho é muito inferior ao espetável, devido sobretudo a al­guns erros de execução, nomeadamente a falta de preenchimento de juntas de assentamento, a pequena espessura de reboco e a não existência de material fonoabsorvente na caixa de ar, entre panos.

Insuficiências de isolamento a sons de percussão: utilização de revesti­mentos de piso rígidos (em pedra, cerâmicos ou madeira) rigidamente ligados à laje de piso, que é geralmente contínua, entre compartimentos adjacentes.


Observações: No caso de habitações separadas com junta de dilatação, desde que executada corretamente, esta componente de transmissão por percussão é geralmente desprezável.

Sem comentários:

Enviar um comentário