segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Definições e terminologia em acústica


Leq - Nível sonoro contínuo equivalente em decibel: valor do nível de pressão sonora, em dB, de um ruído uniforme que contém a mesma energia acústica que o ruído referido naquele intervalo de tempo.

LAeq - Nível sonoro contínuo equivalente, ponderado A, em decibel: valor do nível de pressão sonora, em dB(A), de um ruído uniforme que contém a mesma energia sonora que o ruído referido naquele intervalo de tempo.

LAeq(ra) - LAeq do ruído ambiente.
Ruído ambiente: ruído global medido durante a ocorrência do ruído particular em estudo, devido ao conjunto das fontes sonoras que fazem parte da vizinhança próxima ou longínqua do local considerado, incluindo a fonte em estudo.

LAeq(rr) - LAeq do ruído residual.
Ruído residual: ruído ambiente ao qual se suprimem um ou mais ruídos particulares. É também vulgarmente designado por ruído de fundo.

LAeq(rp) - LAeq do ruído particular.
Ruído particular: componente do ruído ambiente que pode ser especificamente identificado por meios acústicos e atribuído a uma determinada fonte sonora. Resultante da diferença de níveis sonoros entre LAeq(ra) e LAeq(rr).

LAr,nT - Nível de avaliação padronizado, ponderado A, em decibel: valor do LAeq, em dB(A), adicionado das correcções devidas às características tonais e impulsivas do som, de acordo com o anexo 1 do Regulamento Geral do Ruído aprovado pelo Dec. Lei 9/2007. Podem ser determinados dois tipos de níveis de avaliação: LAr,nT do ruído particular, que corresponde apenas ao ruído ambiente especificamente atribuído a uma determinada fonte sonora (p. ex. equipamentos colectivos de um edifício); LAr do ruído ambiente, neste caso não padronizado, que para além do ruído particular inclui o ruído ambiente existente durante a sua ausência (habitualmente utilizado na avaliação do critério de incomodidade). Quando não se especifica que se trata do ruído particular o parâmetro LAr corresponde ao ruído ambiente.

T30 - Tempo de reverberação calculado com base no decaimento de energia sonora entre -5 dB e -35 dB, e extrapolado para 60 dB de decaimento. No presente estudo é considerado o parâmetro T, que corresponde à média do T30 nas bandas de oitava de 500 Hz, 1000 Hz e 2000 Hz.

RASTI - Índice de transmissão rápida de linguagem, que utiliza uma escala que varia de 0 a 100%, onde o “0” corresponde a uma inteligibilidade nula e o valor “100” corresponde a uma inteligibilidade perfeita (na prática ambas inatingíveis).

D50 - Definição: parâmetro determinado através da relação entre a energia registada nos primeiros 50 mseg (som directo e primeiras reflexões) e a energia total. Este valor é expresso em percentagem (ou eventualmente numa escala de 0 a 1) e quanto maior for melhor será a inteligibilidade da palavra na sala. De um modo geral, este valor deverá ser superior a 50%.

DnT,w e D2m,nT,w - Índice de isolamento sonoro padronizado a sons de condução aérea, para um tempo de reverberação do compartimento receptor T0, respectivamente para as situações entre compartimentos e entre o exterior e o interior: parâmetros globais de isolamento acústico, obtidos a partir do ajustamento da curva corrigida de isolamento com a curva convencional de referência, determinada experimentalmente de acordo com os procedimentos indicados nas normas NP EN ISO 140-4, NP EN ISO 140-5 e ISO 717-1. T0 toma habitualmente o valor de 0.5 s.

L’nT,w - Índice de isolamento sonoro padronizado para sons de percussão: parâmetro global de transmissão sonora, obtido a partir do ajustamento do espectro normalizado do nível de pressão sonora de percussão (L’nT) com a curva convencional de referência para sons de percussão, determinado experimentalmente de acordo com os procedimentos indicados nas Normas ISO 140-7 e ISO 717-2.

Rw - Índice de redução sonora, obtido em laboratório (considerando apenas a transmissão directa). Pode ser obtido experimentalmente através dos procedimentos indicados nas Normas NP EN ISO 140-3 e ISO-717-1.

C e Ctr - Termos de adaptação respectivamente para um espectro do tipo Ruído Rosa e Ruído de Tráfego Urbano, indexados aos índices globais de isolamento Rw, R’w ou D2m,nT,w. 

Sem comentários:

Enviar um comentário