sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Parede acústica verde e sustentável



Jardins verticais, ou também conhecidos como paredes verdes, são uma solução anti-ruído como parede acústica além de oferecer uma imagem verde e sustentável nas cidades e grandes centros urbanos.


Módulos em planta foram ensaiados na pesquisa como parede acústica. Credit: UPV/EHUdes
Parede acústica é definida como uma parede que recebeu algum tratamento acústico e tem como função isolar ou absorver os ruídos, impedindo que o som entre ou saia do local, ou ainda que um ambiente não seja muito ruidoso.
Mas, a parede acústica verde funciona para o tratamento acústico em quais situações?
Num futuro próximo, o uso de paredes verdes em projetos arquitectónicos trará inúmeros benefícios como melhorar a qualidade de vida, poupar energia, aumentar a biodiversidade, controlar águas pluviais, minimizar o desperdício e poluição e também trazer tranquilidade diminuindo o ruído urbano.
A engenheira agrícola Zaloa Azkorra desenvolveu uma pesquisa sobre os benefícios do jardim vertical como parede acústica. Ela concluiu que paredes compostas por plantas são muito eficientes, pois absorvem ruídos e podem ainda ser usadas no isolamento acústico.
Para representar as paredes verdes em sua pesquisa, a engenheira utilizou-se de módulos em planta. A vegetação foi inserida em caixas de poliuretano e mantidas por irrigação orgânica, isto é, alimentadas e regadas num sistema similar ao hidropônico usado em estufas.
A absorção e isolamento acústico foram analisados de acordo com as normas ISO. O teste de absorção de ruídos foi realizado na câmara reverberante (a câmara em que paredes refletem o som em todas as direções), ao longo da frequência. As paredes verdes obtiveram bom desempenho em redução de ruído tanto em baixa quanto em alta frequência o que é incomum, pois materiais normalmente tem bom desempenho ou em alta, ou em baixa frequência.
As paredes verdes também se comportaram como isolante acústico. O processo de medição do nível de ruído de isolamento foi o mesmo que o da absorção em que as plantas estavam fixadas na parede do laboratório. Ao fim da medição, conclui-se que se a massa em cada módulo fosse aumentada ou o espaço entre eles preenchido, o sistema de isolamento acústico por paredes verdes poderia ser mais eficiente.
A parede acústica verde é eficiente, mas também cara!
Paredes verdes dentro e fora de edifícios alcançam melhor desempenho acústico nas construções, além de serem visualmente atrativas e estarem na moda. No entanto, para manter esses sistemas o custo se torna oneroso e ainda existe muito o que melhorar. No momento a engenheira Azkorra vê os jardins verticais como parede acústica somente como alternativa em construções diferenciadas.



Traduzido e adaptado de: https://phys.org/news/2015-01-green-walls-effective-acoustic-insulation.html

Fonte: http://portalacustica.info/blog/page/2/

Sem comentários:

Enviar um comentário